Projeto Canción

quarta-feira, agosto 30, 2006

Saindo do Paraguai: ruínas e "progresso"

Partimos de Assunção e fomos à Encarnación, na fronteira do Paraguai com a Argentina. Uma pequena cidade, com sinais do "desenvolvimento": supermercados, ruas pavimentadas, praças, etc. As outras cidadezinhas eram mais "roots" - algumas abandonadas, outras com a graça e a paz interioranas. A riqueza de Encarnación vem em grande parte da agricultura, subsidiada pelo governo. O município exporta trigo e soja.
Perto de Encarnación se localizam as ruínas de uma antiga missão jesuítica. Lá as paredes só faltam falar. Provavelmente seriam histórias tristes de um povo que sofreu imposição cultural e religiosa e depois de perder a "proteção" dos jesuítas foi escravizado pelos bandeirantes, aqueles "nobres desbravadores" dos quais ouvimos falar nas aulas de História.
Lindas imagens. Pedras corroídas pelo tempo e estátuas de santos já sem cabeças em contraste com o céu azul, sem uma nuvem sequer. Sóbrio e belo ao mesmo tempo.
Ruínas de todo um tempo, de toda um história e de muito sofrimento. Mas afinal, os jesuítas cumpriram sua missão. Hoje é na América Latina que se concentra o maior rebanho da Santa Madre Igreja Católica. Amém.

















Mi

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial