Projeto Canción

segunda-feira, abril 30, 2007

Vilarejo

Sítio Arco-íris. O pôr-do-sol daqui é lindo - nuvens de algodão doce de Rondônia amareladas e rosadas. O fiel súdito vento anuncia a chuva, dando uma noção prévia do seu poder, trazendo consigo nuvens densas e promessas de vida. Ela, a Majestade, vem pelo lago - do outro lado as árvores já estão envoltas numa espécie de névoa aquática. Quando todos já estão preparados para recebê-la, a chuva chega - momento de paz e quietude.
Porto Velho estava um saco. A paradoxal cidade amazônica onde não há árvores. Muito trabalho, pouco dinheiro. No auge do tédio, escrevi um poema de desabafo:


O tédio me envolve com
paredes de azulejos brancos,
conversa de novela vindo da sala de um hotel barato,
vestígio de goteira,
cheiro de mofo.

O tédio amarra meus pés e mãos na cama,
hipnotiza minha cabeça para achar tudo um saco.

Porto velho, novo, morto e eterno.
Eterno tédio que se faz vapor,
calor, gotas de suor.

Calypso infernal amolece minhas pernas,
aborta a sede do novo,
me tranca num quarto com as mãos nos ouvidos.

O tédio me tece um ninho, me faz cafuné,
minha musa e meu carrasco,
meu bicho de pé.


Até que um dia, enquanto trabalhávamos, um menino veio conversar com agente. O nome dele era Alan, ele falou que vivia num sítio e que seríamos muito bem-vindos lá. A história é a seguinte: o Jackson, que já foi artesão e percorreu muita estrada, sempre buscou algo, estudou várias religiões e linhas esotéricas, até que decidiu ir morar num sítio, primeiramente sozinho. Depois de uns anos sua mulher, Cláudia, e seus filhos, que viviam na cidade, também foram para lá. Eles recebem quem quer que seja, é só contribuir com alguma coisa de comida e respeitar a harmonia do lugar. Também vivem lá, além do Alan, o acreano Leandro, a argentina Veronica e a Valéria, irmã da Cláudia. Há quatro ou cinco dias a Valéria deu à luz a uma criança linda, o Ba'aaruda, que trouxe mais paz ao sítio.

O Santo Daime
O pessoal do sítio freqüenta uma Igreja do Santo Daime. Trata-se de uma corrente cristã que toma uma bebida feita de plantas que tem o poder de alterar a consciência e que, segundo o Jackson, desbloqueia um mecanismo bloqueador do nosso cérebro. Essa bebida é conhecida no Peru e na Bolívia com aiwasca, parte de uma tradição indígena, usada até hoje em rituais de auto-conhecimento e purificação física e espiritual. A bebida foi legalizada no Brasil depois de estudos comprovando que ela não oferece riscos à saúde.
"Sabe aquela sujeirinha debaixo do tapete, que só você sabe que tá lá? Vem tudo à tona", me disse um maluco brasileiro no Peru sobre a experiência com o aiwasca. O Jackson e o Alan dizem que o Daime aponta um caminho, faz compreender os processos que ocorrem na vida e leva além desse mundo físico espacial-temporal que conhecemos.
Ao contrário do que alguns podem pensar, a igreja do Santo Daime é bem careta - eles usam farda, uma roupa cerimonial que mais parece roupa social, e os homens têm que estar com cabelo cortado e barba feita. Nas cerimônias eles cantam os hinos, que falam de Deus, do Daime, do Mestre Irineu – o fundador do Santo Daime, entre outras coisas.
O Daime é a mistura de duas plantas, controladas desde o plantio até a preparação. Os fardados elaboram a bebida na cerimônia do feitio.

Retiro espiritual
Aqui no sítio encontre-se sossego, pessoas tranqüilas que trilham um caminho de aperfeiçoamento e ar puro. É um lugar lindo, repleto de árvores. O único infortúnio foi o desenvolvimento de uma doença no meu pé. Uma bactéria, o estafilocócus, se instalou em feridas de picadas de insetos. O Thiago também está infectado, mas em menor proporção. Aprendi a usar a necessidade de não me movimentar muito a meu favor, aproveitando para ler e pensar bastante.
Depois de quinze dias tentando tratar as minhas feridas de forma natural, me rendi à alopatia: tomei um "pics" de benzetacil no bumbum. Agora é melhorar e seguir caminho – a estrada chama.



Mi











2 Comentários:

Às 11:45 AM , Anonymous Anônimo disse...

Hello what mysterious language is this? Portuguese? I don't know... it looks more Romanian or Catalan than that but don't ask me I'm a vulgar monoglot Englishman who knows nothing about language worth the telling... I found you by accident. Clicking random next blog next blog you know? Come to mine! It's called gledwood2.blogspot. It IS v different from yours (it's in English for a start!!)... but maybe you'll like it. See you there maybe. All the best
from
Gledwood
("Gledwood vol 2")

 
Às 8:32 PM , Anonymous Anônimo disse...

Aonde fica o sítio?estou em uma fese total de retiro e presciso de algum lugar que me traga paz e tranquilidade,para me conectar 100% com o cosmos.
Aguardo contato.
bjs

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial