Projeto Canción

quarta-feira, agosto 30, 2006

A música no Paraguai

Nos propomos a conhecer um pouquinho do cenário musical paraguaio. Nosso primeiro alvo foi a banda Aura. Eles tocam rock pesado, muito bem executado. Seu primeiro disco deve sair daqui a alguns meses. Conversamos com Miki, o guitarrista. Segundo ele, as bandas de rock têm bastante dificuldade para encontrar espaço no cenário artístico paraguaio. A música tradicional é valorizada, muitos músicos desse estilo vão tocar na Europa. Mas para o rock a coisa é mais complicada.
Depois foi a vez da homenagem a Demetrio Ortiz. Já comentei o quão lindo foi. E realmente, muitos dos músicos que lá estavam já percorreram a Europa, a Argentina e o Brasil com sua música, além de serem artistas de renome em sua terra.
O próximo foi Kuchy Rei, professor de violão de Miki, da banda Aura. Ele é argentino e vive há trinta anos no Paraguai. "Um homem com muita história para contar", nos disse Miki.
Ele se mostrou muito pessimista quanto ao panorama musical atual e ao futuro da música, tendo em vista essa nova geração. A Indústria Cultural tomou conta. Para lançar um sucesso só se precisa de grana. O talento e a autenticidade parecem ter perdido seu valor. O mercado consome música fácil, que na primeira vez que se ouve já se pode cantar junto e entender seu medíocre significado, que não faz refletir, não toca na ferida – simplesmente entretêm.
Kuchy Rei disse que se tivesse capital para investir lançaria duas bandas, sendo uma dele. "Claro que a minha seria melhor", falou ele meio brincando, meio se gabando. Seriam músicas digeríveis para a população em geral, mas mesmo assim com qualidade, disse ele. "Mas o problema mesmo", desabafa, "é a cachaca". É o ritmo que mais se ouve no Paraguai, popular na Argentina também. Um ritmo dançante, de péssima qualidade musical e letras no mínimo simplistas.
Ele tocou "Garota de Ipanema" e, a meu pedido, uma música paraguaia, acompanhado de um aluno seu. Tocou tão bem, com arranjos tão trabalhados, que me fez acreditar quando disse que os melhores tocadores de violão da cidade foram seus alunos.




Kuchy Rei












Mi

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial